Reflita :

Provérbios 12:17-19 'O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa engana. Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde. O lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento.'

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clique aqui, e leia a peça Chapeuzinho e o Lobo

Chapeuzinho e o Lobo

Chapéu (treinando os mandamentos)-
1º Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomar seu santo nome em vão.
3º Guardar os domingos e festas
4º Honrar pai e mãe.

Mãe (derrepente a mãe entra gritando)- Chapeuzinho vermelho... chapeuzinho vermelho? Onde está essa menina que não me reponde.

Chapéu- Ah, mãe. To aqui lendo sobre esse mandamentos.

Mãe- Menina, deixa isso pra lê depois e vá correndo a casa de sua vovó levar pra ela o titulo de eleitor porque hoje é dia do segundo turno da eleição e ela precisa dele pra votar.

Chapéu- Mas, mamãe. Eu estava...

Mãe- Num tava coisa nenhuma menina, vá depressa e correndo e não passe pelo caminho daquele lobo maldoso que gosta de encher a cabeça dos outros de minhocas.

Chapéu- Pode deixar mamãe, eu vou levar o que me pediu, já que a vovó anda doente e não pode mais andar tão depressa quanto antes.

[...]

Chapéu- Pela estrada a fora eu vou bem contente, levar esse titulo pra vovó doente, o caminho é longo, o caminho é deserto. E o lobo mal passeia aqui por perto.mas à tardinha, junto à vovozinha estarei contente.

[ao longo do caminho, chapeuzinho encontra o coelhinho lendo a Bíblia, muito curiosa parou e perguntou:]

Chapéu- Ei, coelhinho? Você também está decorando todos esses mandamentos?

Coelhinho- Eu não, Chapeuzinho. Eu estou lendo aqui, é que Jesus veio simplificar todos aqueles mandamentos em somente dois.

Chapéu- Em vez de dez são dois agora? ‘to boba’?
Coelhinho- Sabe o que é menina, é que se a gente cumprir esses dois, estaremos cumprindo todos os outros mandamentos que existem.

Chapéu- Uai, coelhinho... mas quais são esses mandamentos?

Coelhinho- Preste atenção Chapéu: o 1° é que devemos amar a Deus de todo nosso coração, de toda nossa alma e com todo nosso entendimento, o 2° é que devemos amar os outros, o nosso próximo como a nós mesmos.

Chapéu- Quer dizer que se eu seguir esses dois mandamentos, estarei cumprindo tudo que Deus deseja de mim?

Coelhinho- É isso mesmo, menina!

Chapéu- Então agora já sei, devo amar a Deus sobre todas as coisa, e o meu irmão como a mim mesma.

[Então Chapéu seguiu contente, enquanto caminhava pela floresta, o lobo aparece diante dela]

Lobo- Olá fofa! Que saudade de você, de aparecer nessa história!

Chapéu- Olá seu lobo mau, matador de vovozinhas inocentes de meninas indefesas, mas agora com essa lei seca, papai não bebe mais, e sobrou dinheiro e, com isso, ele comprou esse chapéu novo pra mim e ficamos seguros contra ataques de lobos safados.

Lobo- Hum! Continua boboca como sempre, o que tem isso a ver com aquilo?

Chapéu- O que foi que você falou?

Lobo- Falei como voce está dengosa! Mas, conte-me, linda criança, o que faz aqui na floresta?

Chapéu- Vou levar o titulo de eleitor pra vovó pra ela poder votar no segundo turno.

Lobo- Ah, que beleza de democracia. Faz um favorzinho pra mim, peça a ela pra votar sim, colocar bastante bandido na política, assim não mais vou mais morrer pela espingarda do caçador e poderei viver livre pra azucrinar a vida dos porquinhos, a sua, a da vovó... porque só reinará bandidos e safados quando a gente não vota certo hahahahaha....
Chapéu- Que isso seu lobo, vai saindo sô... ta me achando com cara de boba? Eu, hein!

Lobo- Tudo bem, tudo bem, eu exagerei, mas apresse-se que esta ficando tarde menina e sua vovozinha precisa votar, vá por esse caminho das flores, é mais perto e mais bonito, assim você chegará com segurança.

Chapéu- Voce acha? Não está me enganando, não né, seu lobinho?

Lobo- Claro que sim, meu docinho, quer dizer, que não!

Chapéu- Eu vou acreditar em você porque aprendi agorinha mesmo, que devemos amar os nossos semelhantes como a nós mesmo.

[ chapeuzinho vai pelo caminho das flores ]

Lobo- Semelhantes, semelhantes, vê lá se me igualo a esse raça que precisa matar seus semelhantes, eu ao menos mato os desiguais, irmão meu, que isso, mato nunca. Mas o importante é que o que manda aqui é a lei da barriga vazia, e eu vou lá é comer aquela vovozinha e depois a chapeuzinho que esta ainda mais gordinha. Hahahahahaha...

[ enquanto isso o lobo chegou mais rápido a casa da vovo]

Lobo- Vovó, ou vovó! Abre aqui que eu trouxe a urna eletrônica pra senhora votar e ela ta pesada pra danar,

Vovó- Pode entar minha netinha. Não precisava trazer a urna, era só o titulo!

Lobo- Ah vovó fiquei pensando que a senhora ta muito velha, velha demais pra andar por essa mata. Pode ser que algum elemento perigoso de arma na mão, mate-a antes que possa votar... mas vamos lá, que a urna está pesada.

Vovó- Minhas netinha, porque voce está segurando está urna tão pesada?

Lobo- (ai, a mesma historia de sempre) É pra te ajudar a votar, a votar melhor vovó.

Vovó- Minha netinha, para que esta cobrindo o rosto com essa urna tão grande?

Lobo- É porque o voto é secreto, os outros não podem ver!
Vovó- Mas chapeuzinho, por que você não trouxe o titulo?

Lobo- (ô veia chata) É porque agora, nessa urna nova, não precisa de titulo pra votar.

Vovó- Mas chapeuzinho, por que...

Lobo- Pêra ai vovó?! A senhora não está mais na idade de ficar perguntando tantos porquês, porque isso, porque aquilo. Está ba hora de eu perguntar pra senhora:- a senhora vai votar certo dessa vez ou não? Vai votar no Partido do Lobão, não é mesmo?

Vovó- Uai menina, claro que eu vou votar é.

Lobo- Fala logo, sua ‘veia’

Vovó- Vou votar é nesse partido não! Menina, nem conheço, detesto lobo, imagina!

[ ele joga a urna pra lá, e fica grande diante da vovó]

Lobo- Então quer dizer que a boa velhinha vai votar é em outro partido que não seja do Lobão, hein? Ta querendo se despedir do mundo mais cedo é, vovozinha?!

Vovó- Vou votar no partido para matar bandido, minha filha, bandido como o lobo mau. Aquele safado... [o lobo ataca vovó]:- socorrooooooo!

[então o caçador aparece]

Caçador- Para ai, seu lobo mau, que agora é com as balas da minha espingarda e que o senhor haverá de bater um papinho.

Lobo- Mas o que é isso? De onde saiu esse ai que não estava na horadele entrar na historia? E entra já querendo me matar e eu nem comi a vovozinha e muito menos chapéu?

Caçador- É, mas como a coisa foi invertida, cá estou eu, e vou te matar seu lobo malvado.

[e nesse momento, aparece o coelhinho]

Coelhinho- Alto lá, seu caçador. Pode parar. Esta criatura é de Deus e quem ama a Deus não ofende os bichinhos, não mata, mas sim os ensina a ser melhores.

Caçador- Que melhor que nada, vamos é ensinar a ele que o melhor lugar pra um lobo e no fundo do rio com a barriga lotada de pedras e perfurada de balas!

[e agora entra chapeuzinho]

Chapéu- Pêra ai, seu caçador, pêra ai, não mata não... escutem bem o que eu vou falar: ele é meu próximo, nós devemos amá-lo como a nós mesmos, temos sim de matar o criminoso que existe dentro dele e salvar o lobo bom que ele foi um dia. Um lobo que amou a natureza, que foi agradecido a Deus pela vida aqui na floresta. Temos sim, de ensina-lo a ser melhor.

Lobo- É isso mesmo, baixa essa arma, porque se arma adiantasse a historia não estaria se repetindo. Todo dia mata, todo dia tem mais gente pra matar.

Chapéu- Me dê a chance de ajudar o lobinho a ser melhor, a ensina-lo a amar todas as coisas e a ser feliz junto daqueles que irão ama-lo também.

Lobo- Bonito isso, chapeuzinho. Acho até que vou mudar de lado, em vez de lobo mau, eu quero ser agora com sua ajuda um lobo bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário